«(Vocês) carreguem»
«Sejam cultivadores do amor, edificadores de vidas, e carregue/carreguem sempre no peito o orgulho de serem mestres.»
Nesta frase, qual é a forma certa, uma vez que o Word e o Google corrigem para «carregue», mas há alguns professores que diz ser «carreguem».
A origem da expressão «ter a mania»
Gostaria de saber, se possível, a origem da expressão «ter a mania», quando nos referimos a alguém "gabarolas", que se julga importante/sabichão...
Maiúscula ou minúscula após interjeição?
Fiquei com uma dúvida e resolvi enviar. Podem ajudar? Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem:
Depois de interjeições, quando o nome for comum, usa-se minúscula ou maiúscula?
Exemplos: «Oh! quanta miséria!», «Nossa Senhora, que frio!», «Ai! meu Deus!»... ou «Oh! Quanta miséria!», «Nossa Senhora, Que frio!», «Ai! Meu Deus!»?
A vírgula e a conjunção como
Na frase «Há várias espécies de plantas como bananeira, jaqueira, laranjeira etc.», deve-se colocar vírgula antes ou depois do termo como?
«Filho da Igreja», «filho de Deus», «filho das ervas» e «filho das malvas»
Um familiar meu está a fazer um estudo em registos paroquiais do século XIX, e tem frequentemente encontrado a expressão «filhos da Igreja».
Quererá essa expressão significar «órfãos» ou «expostos da roda»?
A sintaxe dos verbos ser e passar
Nas frases «O vento era brando» e «Os portugueses passaram muitos perigos», como se classificam os verbos quanto à construção sintáctica?
O uso e a pronúncia das consoantes c e s
Penso que as palavras com a letra c seguida de e ou i se lêem s, enquanto que, se for seguida de a, o ou u, lêem-se k. Estou certo?
A pronúncia de valete
Gostaria de saber se na palavra valete o a é aberto ou fechado. Muito obrigado.
As sílabas das sequências de vogais: rainha, planícies e dormiam
Gostaria de saber como fazem a divisão silábica das seguintes palavras: rainha, planícies e dormiam.
O aumentativo de jovem
Qual é o aumentativo da palavra jovem?