Juridicidade e juricidade
Tenho ouvido falar em "juriscidade" e/ou "juridicidade". São palavras distintas, ou alguma delas é mais correta do que outra?
Obrigado.
A grafia do prefixo meta
Estive a ler a resposta n.º 32 215, sobre o prefixo meta-. O dr. Carlos Rocha (que muito prezo) diz, mais ou menos a meio do texto: «No contexto do anterior acordo, o de 1945 (AO 45), o prefixo em referência aglutina-se sempre ao elemento seguinte, conforme prevê Rebelo Gonçalves, no Tratado da Ortografia Portuguesa (1947, pág. 76).»
Se meta aglutinava sempre, escrevia-se "metaistória"? Não tenho 100% de certeza, mas parece-me que se escrevia, como na era AO90, "meta-história"…
Obrigado.
Lazer vs. ócio
Qual é diferença entre lazer e ócio, que ambos significam «tempo livre»?
Obrigada.
História: esdrúxula ou palavra grave?
A. Na Abertura de 12/11/2013 diz-se: «Palavras como história, área ou vário, que têm encontros vocálicos átonos em posição final, têm um acento gráfico que as torna aparentemente esdrúxulas (ou proparoxítonas), mas a verdade é que são graves (ou paroxítonas), e daí chamar-se-lhes "falsas esdrúxulas".»B. Na resposta a que alude a Abertura, pode ler-se: «Remédio é, de facto, uma palavra esdrúxula (ou proparoxítona), pois a sílaba tónica recai na antepenúltima sílaba: re-mé-di-o (cf. Dicionário da Divisão Silábica, do Portal da Língua Portuguesa).»Fiquei com as ideias ligeiramente baralhadas. Então, a palavra história pode ser designada das três formas: grave, esdrúxula e esdrúxula aparente?Embora se trate de um caso especial, parece-me razoável e muito mais simples chamar-lhe apenas esdrúxula. Sempre foi essa a perspetiva que adotei nas minhas aulas.Abraço à equipa do Ciberdúvidas.
Contraciclo
Numa noticia intitulada «Mais de metade da população portuguesa recebe uma prestação social», ocorre a frase «O ministro Pedro Mota Soares revelou, esta segunda-feira, que mais de metade da população portuguesa recebe uma qualquer prestação social, defendendo que o Rendimento Social de Inserção é uma prestação em contraciclo.»
Tentei obter o significado de contraciclo, em vários dicionários, mas sem sucesso. Poderiam dizer que dizer contraciclo?
Antecipadamente obrigado pela resposta.
«Puxar/fugir o pé para a chinela»
Precisava que me esclarecessem sobre o significado de uma expressão idiomática do português.
O que significa «puxar o pé para a chinela»?
Obrigada.
Anomalia e anormalidade
Num texto de cariz médico, deverei usar «identificação de anomalias», ou «identificação de anormalidades»?
Agradeço a atenção.
Peripécia e peripeteico
Relativamente à [palavra grega] peripéteia (mudança repentina de fortuna), qual é o adjectivo de peripécia? "Peripeciano", "peripeteico"? O que define estas terminações? Há algum padrão?
Taquicardia
As palavras taquicardia e bradicardia surgem na maioria dos dicionários como paroxítonas. No entanto, são muitas vezes usadas na terminologia clínica como proparoxítonas, na maioria das vezes oralmente. Posto isto, há alguma evolução da língua que permita o seu uso com acentuação esdrúxula ("taquicárdia" ou "bradicárdia")?
Obrigado.
O prefixo met(a)-
Seria possível esclarecer-me se as seguintes palavras se escrevem com hífen ou sem hífen:
meta-crítico; meta-reflexão; meta-análise; metacognitivo; metanarrativo; metadidáticas; metapráxica?
Obrigada pela atenção.
