1. «Ele recebeu-me em casa de pijama.»
2. «Ele recebeu-me em casa vestido de pijama.»
3. «Ele recebeu-me em casa vestido com um pijama.»
A primeira frase está correcta? E a segunda? Terei de usar obrigatoriamente a última frase?
Muito obrigado.
«O leão distraiu-se, e eu aproveitei para correr em direcção a um rio», ou «O leão distraiu-se, e eu aproveitei a correr em direcção a um rio»?
Qual das duas frase é a mais correcta?
Classifica sintaticamente os elementos em letra maiúscula na seguinte frase: «No meu filme não existem HERÓIS, mas apenas GENTE NORMAL.»
Alguém me diz sintaticamente o que são as palavras sublinhadas?
1 – «Sines e estivadores negoceiam acordo.»
2 – «Sines e estivadores negociam acordo.»
Qual está certa: 1, ou 2?
Perpiscuidade e perspicácia são sinónimos?
O que está correto?
«O facto do aluno não respeitar...», ou «O facto de o aluno não respeitar...»?
O que é mais correcto dizer-se: desfar-se-iam, ou desfazer-se-iam?
A expressão «valorização do mérito» constitui, ou não, um pleonasmo?
A pergunta é feita com base no raciocínio de que o substantivo mérito significa justamente «valor/valorizar».
Como se deve dizer? «Esta menina é uma excelente música»... Como se deve dizer no feminino? Músico, ou música?
Quais as palavras da família de autocarro?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações