Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: TLEBS
jaime rego docente maputo, mocambique 11K

Gostaria que procedesse à análise sintática desta frase: «Aquele carro é meu.»

Luis Fernando estudante Sorocaba, Brasil 3K

Em muitos manuais é definido que não há complemento nominal para substantivos concretos, porém, tenho encontrado uma abordagem alternativa que vou transcrever. Ela é correta?

«Substantivo concreto de raiz verbal terminados em “-dor” e “-tor” + a expressão 'DE + NOME': a) Será Complemento Nominal se o substantivo equivale a uma oração adjetiva: (1) Prenderam o matador de animais. [= que mata animais = or. adjetiva] (2) Premiaram o comprador de garrafas. [= que compra garrafas = idem] (3) Foi indiciado o falsificador de passaportes. [= que falsifica passaportes = idem] (4) Identificaram o assassino do comerciante. [= que assassinou o comerciante = idem] (5) Ele foi vendedor de livros. [= que vendia livros = idem] b) Será Complemento Nominal se o substantivo tem o significado de instrumentos, ou seja, a seres não-animados: Quebrador de nozes. Detetor de metais. Amassador de alho. Aparador de papéis.» 

Obrigado

Maria Cunha Professora Guimarães, Portugal 5K

Já não se utiliza a expressão modificador de grupo verbal? Na frase: «Na escola, a turma riu bastante.», classificamos "Na escola" apenas como modificador?

Rui Gonçalves Professor Lisboa, Portugal 27K

Na frase «Hoje, a hipocondria tornou-se a doença mais frequente nos países desenvolvidos, já que falamos de uma doença ligada ao stress (...)», como devemos classificar a oração começada por «já que»?

Coordenada conclusiva? Ou subordinada? E, neste caso, causal, ou consecutiva?

Alexandra Gonçalves Estudante Lisboa, Portugal 5K

De acordo com o Dicionário Terminológico, como classifico as duas orações presentes na frase «Vi um peixe no lago, todavia achei-o muito pequenino»?

Fátima Carmo Professora Arouca, Portugal 2K

Dos pertence à classe dos determinantes, ou das preposições?

Catia Gonçalves Estudante Porto, Portugal 9K

Os nomes sobrecomuns, comuns de dois e epicenos não aparecem no Dicionário Terminológico.

Gostaria de saber se se mantêm ou não estas classes de palavras.

Maria João Cunha Professora de Português Vila Real, Portugal 85K

Como se classificam as orações introduzidas por contudo/todavia/porém, palavras que agora são advérbios conectivos?

Filinto Capela Professor Lisboa, Portugal 24K

Com a entrada em vigor da Nova Terminologia, aparecem-nos os quantificadores numerais. Ex.: «Tenho cinco livros.»

A minha dúvida é a seguinte: qual a classe a que pertence o numeral dois na frase «Eu tenho cinco livros e ele tem dois»?

Se os quantificadores passam a pronomes quando não ocorrem junto do nome, poder-se-á dizer que dois é um pronome? E qual a sua subclasse?

Num dos manuais que vou utilizar este ano, aparece a palavra dois como sendo um quantificador numeral. No entanto, os quantificadores ocorrem quase sempre antes do nome.

Uma outra dúvida, muito parecida, relacionada com os adjectivos numerais: Qual a classe da palavra segundo na frase «O primeiro livro era bom. O segundo nem por isso»?

Mafalda Vargas Aluna Lisboa, Portugal 8K

Na nova terminologia linguística, já não existem nomes uniformes?

Se não, então como classificar cadeira, mesa, etc.?