Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
Marcénia Paulo Bibliotecária Nampula, Moçambique 8K

«Veja o menino bonito que tu me saíste.»

Estabeleça as diferenças existentes entre significado frásico e significado do enunciado.

João Miguel Cardo Estudante Lisboa, Portugal 19K

Agradecia que me fosse explicado o valor e, ou, a função de pois, habitualmente classificada como conjunção coordenativa explicativa (ou conclusiva) no excerto que a seguir transcrevo. É um «bordão» ou uma «deslocação para efeitos de ênfase»?

«25 de Abril (Sábado). Ontem fui arrancar um dente. [...] Depois foi a tarde inteira a pôr gelo na cara [...]

Mas hoje é dia de festa cívica e é indecente queixar-me. Pois. A revolução já é maior. Faz hoje 18 anos. [...]»

Vergílio Ferreira, Conta-correnteNova série IV, Lisboa, Livraria Bertrand, 1994.

Ana Roque Estudante Beja, Portugal 3K

Qual o acto ilocutório presente na frase «E pedi, mais que tudo, uma coisa que eu costumo pedir aos meus alunos: lealdade»?

Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor federal Garanhuns, Brasil 8K

De uns tempos para cá tenho notado a incidência cada vez mais abundante de expressões como «Você é a coisa mais linda», «Deus deve ser a coisa mais importante de sua vida» etc. Creio que são modos descabidos de dizer, uma vez que nós, as pessoas, não somos coisas. Sou de opinião que a palavra coisa, nessas e quejandas expressões, deve ser substituída pelo vocábulo pessoa. Comunga o Ciberdúvidas com meu pensamento?

Muito grato!

Tiago Peixoto Estudante Ponta Delgada, Portugal 6K

As frases ilocutórias declarativas podem ser ditas por qualquer pessoa que tenha poder para tal. No caso de estarmos a falar de um seminário, os professores padres têm o poder de dar uma ordem aos seus alunos; ex.: declaro recolher obrigatório a partir das 21 h!

A minha dúvida reside em saber se este exemplo está correcto.

Bruno Monteiro Estudante Lisboa, Portugal 15K

Quais os tipos de pressuposições no campo da pragmática linguística?

Sandra Martins Bióloga Amadora, Portugal 5K

Qual o conteúdo proposicional da força ilocutória;

«Vamos ao cinema, logo?»

Cecília Andrade Professora Santa Cruz, Portugal 16K

Gostaria de saber como deve ser estruturada a argumentação (conectores mais utilizados; sequência lógica deste tipo de texto).

Márcia Franco Estudante Leiria, Portugal 15K

Gostaria de saber qual o acto ilocutório presente na frase «Está aberta a audiência». A minha dúvida está entre o acto ilocutório declarativo e o acto ilocutório declarativo assertivo. Obrigada.

Miguel Falcão Sacerdote Viseu, Portugal 7K

Quando se deve dizer: «em lugar de nós»/«em nosso lugar»?