Qual a origem etimológica da palavra laranja?
Desde já agradeço a vossa disponibilidade.
Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra perímetro.
Obrigada. Votos de bom trabalho.
Eu gostaria de saber a raiz etimológica da palavra ermida.
Estou de momento a fazer um trabalho para a disciplina de Português onde é necessário falar sobre a língua portuguesa.
Se me pudessem ajudar, gostaria de saber cinco palavras portuguesas que tiveram origem no séc. XVI.
Obrigada.
Que fenómeno fonético ocorre de polo para pelo? E de pilum para pêlo?
Obrigada.
NOTA: usamos em "Tematic Aperception Test", mais conhecido por TAT.
Grata.
Quais são os significados etimológicos das palavras soneto e prosa?
Fala-se de gordura, lípido, nata, como termos equivalentes relativamente ao componente gordo do leite, mas quando se quer analisar o seu conteúdo o termo técnico que surge é o de "teor butiroso". Sei que há no leite elementos como a butirina e o ácido butírico e que estes termos têm raiz em butyron, do grego, que significa «manteiga». Afinal o que é a butirina e o teor butiroso?
Estava a tentar descobrir qual a etimologia da palavra borboleta, porque há semanas fiquei a saber que num dos dialectos berberes de Marrocos (o tachelheit) se diz 'tebirbilut'. No entanto, as referências que encontro no dicionário etimológico de José Pedro Machado (referido na vossa resposta) e no dicionário Houaiss remetem, apesar de algumas dúvidas, para o latim.
Tenho duas questões:
— houve contágios relevantes do berbere a partir do latim, ou vice-versa, durante a presença romana no Norte de África?
— há alguma tradição, na linguística portuguesa, de análise e confronto com os dialectos berberes africanos, e não apenas com o árabe, quando se faz análise etimológica?
Obrigada.
Li no livro A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos, que Afonso recebeu a carta-de-prego do vice-reitor do seminário por andar a simular jogar a bola com pedras, por não ter o esférico. Compreendi que foi um «convite» à saída da instituição, mas porque lhe chamam «carta-de-prego»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações