Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Ricardo Padrão Estudante Trofa, Portugal 14K

Qual a origem da palavra calendário? E como ela evolui até aos tempos de hoje?

Nuno Jordão Funcionário público Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber a origem e o significado da expressão «de fora» referida a certos juízes.

Mais concretamente: a expressão remete-nos para a noção de distância («juiz que não é daqui»), para a noção de fora, plural de forum, com sentido de «comarca», ou ainda para outra noção?

Joana Gaivota Estudante Brasília, Portugal 4K

Venho por este meio pedir ajuda para descobrir as origens do meu apelido de familia.

É que, por mais que procure, não consigo encontrar.

Se alguém souber a origem do apelido Gaivota, por favor, contacte-me.

Davi Manuel Gomes Militar Natal, Brasil 6K

Qual a origem da palavra arrepender?

Patrícia Pereira Formadora Setúbal, Portugal 7K

Gostaria de confirmar se as palavras padeira e velhice são, ou não, derivadas por sufixação.

Obrigada.

Cláudio Fernando Vieira Barbosa Estudante Floriano, Brasil 7K

Qual é a etimologia da palavra dicionário?

Valmir Alves de Santana Bancário (aposentado) Salvador (BA), Brasil 6K

Veja o vocábulo "moisaica" (ou "mosaica") dentro de um contexto: «Levando suas investigações às entranhas da terra e às profundezas dos céus, demonstrou a Ciência, de maneira irrefragável, os erros da Gênese "moisaica" tomada ao pé da letra e a impossibilidade material de se terem as coisas...»

Guilherme Baridó Caixeiro/estudante Viseu, Portugal 31K

Gostava de conhecer as origens da palavra diálogo para melhor poder entender a sua utilização em alguns textos que tenho andado a ler.

Obrigado pela atenção.

Susana Fão Educadora Vila Praia de Âncora, Portugal 7K
Gostava de saber qual a origem do nome Fão, visto que ninguém da minha família viveu na vila de Fão. E de saber onde posso encontrar dados sobre este apelido.

Obrigada.

Pedro Ferreira Estudante Ponta Delgada, Portugal 11K

Qual o fenómeno/processo fonético presente no seguinte exemplo: fermoso > formoso?