Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Olivier Pellegrino Metrologista Caparica, Portugal 4K

Os meus parabéns por vosso portal, que é, desde muito, um dos meus favoritos!

Trabalhando na metrologia, reparei numa singularidade da língua portuguesa: qual é a etimologia e a origem da palavra comprimento, quando em muitas línguas europeias a raiz é outra: longitud (espanhol), lunghezza (italiano), longueur (francês), Längenmass (alemão), length (inglês)...?

Grato pela atenção.

Celina Reduto Professora Lisboa, Portugal 16K

Gostaria de saber qual é a origem etimológica da palavra análise.

Obrigada.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Funcionário público federal Garanhuns, Brasil 17K

O capítulo 16 do livro dos Números (Bíblia Sagrada) apresenta-nos a rebelião de "Coré" e seus comparsas. De uns tempos para cá, certos biblistas, valendo-se de um comportamento linguístico cujas razões desconheço, têm usado a forma "Corá". Sempre vi e ouvi o vocábulo "Coré", desde os primórdios de minhas lições bíblicas. Recorro a vós, egrégios conhecedores da língua portuguesa, a fim de que me digais se procede a palavra "Corá" e a razão dessa novidadeira preferência.

Fico-vos extremamente agradecido!

Helena Veloso Professora Póvoa de Varzim, Portugal 7K

Gostaria de saber a origem do verbo desenrascar: vem de rasca, ou já do verbo enrascar?

Obrigada desde já!

Maria Sousa Professora Ovar, Portugal 6K

A palavra caravana deriva da palavra carro?

Agradeço que me esclareçam.

Dídimo G. Anconi Aposentado Uberaba, Brasil 11K

Gostaria de saber a etimologia da palavra hoje.

Maria José Guerreiro Doméstica Lisboa, Portugal 20K

Gostaria de saber qual o processo de formação da palavra perfeito e se na nossa língua existem palavras derivadas com dois prefixos.

Muito obrigada.

Arnaldo Buzack Tradutor/músico Brooklyn, EUA 11K

Dan Everett, no livro Don't Sleep, There Are Snakes: Life and Language in the Amazonian Jungle, aparentemente alega que a palavra jeito viria do verbo jazer, e quer dizer algo como «deitado», «acomodado» etc., oferecendo então uma explicação alternativa (e criativa, na minha opinião) para a origem do proverbial jeitinho brasileiro. Quando interpelado por um tradutor meu colega que leu o livro, ele não só confirmou isso como acrescentou que jazido é uma corruptela do original, que todos os dicionários brasileiros são ruins e que nenhum deles leva em consideração a evolução histórica da nossa língua. Incidentalmente, Aurélio, Houaiss e Luft, todos concordam em que a palavra jeito vem do latim jactus. O sr. Everett, em sua correspondência com meu colega, diz que aprendeu (e ensinou) isso quando viveu no Brasil, onde teria obtido um Phd em História do Desenvolvimento da Língua Portuguesa (sem precisar onde ou quando). Gostaria de saber se tem cabimento a inusitada teoria do sr. Everett. Agradeço antecipadamente.

Ana Paula Psicóloga São Paulo, Brasil 5K

Qual a origem da palavra irritado?

Raul Matos Agente de navegação Aveiro, Portugal 11K

Fui confrontado recentemente com a palavra maldizente, o que me causou alguma estranheza. Para significar «pessoa que diz mal de algo/alguém», costumo empregar a palavra maledicente. Neste contexto, gostaria de saber se a primeira forma é também correcta e se este é mais um caso de evolução etimológica por diferentes vias, popular e erudita.

Antecipadamente grato pela atenção dispensada.