A origem da palavra caravana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem da palavra caravana

A palavra caravana deriva da palavra carro?

Agradeço que me esclareçam.

Maria Sousa Professora Ovar, Portugal 2K

A palavra caravana vem do «ár[abe] qairauān, "caravana", do persa karwan, "fila de camelos, grupo de viajantes"; o voc[ábulo] chega ao port[uguês] por intermédio do it[aliano] caravenna (sXII)/caravana (sXIII) ou do fr[ancês] caravane (1195)». Por sua vez, carro vem do «lat[im] carrus,i, masc[ulino] e, no lat[im] tar[dio], carrum,i, neutro (< gaul[ês]) "carro, carroça, carreta de quatro rodas"; (...) ; f[orma] hist[órica] sXV caro».

Como vê, são palavras com origens muito diferentes.

Caravana é «grupo de peregrinos, de mercadores ou de viajantes que, por medida de segurança, se juntam para viajar pelo deserto» ou «conjunto de veículos que viajam juntos»; por extensão de sentido, ainda se trata de «grupo de pessoas que se reúnem para viajar, sair etc.».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Carlos Marinheiro
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico