Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Sandra Serrano Estudante Coimbra, Portugal 20K

Qual a origem da palavra portuguesa jogo: jocu, ou ludus [em latim]?

Neuza Fernandes Militar Almada, Portugal 6K

Qual é a origem etimológica da palavra patrulha ou patrulheiro?

Obrigada.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Portugal 15K

Qual a origem e o significado da palavra pejorativa bimbo? E aconselham "bimbice" ou "bimbalhice" quando nos queremos referir à qualidade de quem é bimbo?

Obrigado.

Ana Santos Administrativa Lisboa, Portugal 7K

Sei que as palavras astrologia e astronomia são de origem grega, mas já vi quem utilizasse o termo "astrociência" para falar do estudo dos astros, em ambos os sentidos. Contudo, ciência é uma palavra de origem latina. Por isso, a minha pergunta é a seguinte: não seria mais correcto dizer "astroepisteme", visto que "episteme" tem significado semelhante e é, igualmente, uma palavra de origem grega? Seria incorrecto (e, nesse caso, porquê)? Ou é indiferente?

Obrigada.

João Pimentel Estudante Lisboa, Portugal 4K

Perdão pela similaridade filológica quase esotérica, mas questionava-vos se existe algum denominador etimológico comum entre a palavra mil e a palavra mal. É que realmente são muito semelhantes! Sei que ambas derivam do latim, mas numa fase anterior terão tido alguma raiz comum.

Maria Leal Médica Lisboa, Portugal 5K

Qual é a etimologia de héctica?

José Novais Gestor Porto, Portugal 8K

Procuro saber a origem e o significado da expressão "pop-chula" ou "pop-xula".

Podemos lê-la numa letra de José Mário Branco.

Obrigado.

João Morais Médico Évora, Portugal 7K

No período medieval, e ainda na Renascença, empregava-se o vocábulo câmara na acepção de «diarreia» e também de «melenas» («câmaras de sangue» = melenas — termo médico).

Qual a origem do vocábulo câmara com este significado?

Obrigado.

Teresa Batuca Professora Sesimbra, Portugal 7K

Qual a razão de se chamar chouriço mouro a uma variedade de chouriço?

Raimundo Aguiar Professor Manaus, Brasil 13K

Qual é a origem das palavras deus e diabo?