Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Renato Ribeiro Militar Parnamirim, Brasil 6K

Gostaria de saber a origem da palavra emprego.

Maria Costa Funcionária pública Lisboa, Portugal 7K

O verbo lavrar é usado em quase todos os actos registais, e. g.: «Lavrar uma acta.»

«A outorga de uma escritura notarial que é lavrada pelo notário.»

Como saber origem etimológica do verbo lavrar no sentido acima exemplificado!

Elsa Mendes Desempregada Almada, Portugal 16K

O termo "nazireu" existe? Se sim, qual o seu significado e a sua etimologia?

Filomena Faria Professora Ponta Delgada, Portugal 11K

Na formação de palavras, como se classifica a palavra mundo? Composta? Derivada?

Jorge Candeias Tradutor Portimão, Portugal 8K

Pergunto a mim próprio se serão capazes de me responder a uma curiosidade que me assaltou há dias: qual a origem da expressão idiomática «meter a viola no saco»? E, já agora, se conhecem alguma fonte boa e razoavelmente acessível para este tipo de questão.

Vasco Tavares Professor Seixal, Portugal 5K

O que significa a palavra galdrumada? Qual a sua origem?

Renato Campos Engenheiro ele{#c|}trotécnico Figueira da Foz, Portugal 35K

Qual a origem da palavra labareda?

Obrigado.

Joana Melo Estudante Lisboa, Portugal 2K

Gostaria de obter um esclarecimento sobre qual o processo de entrada na língua das palavras espectador e computador.

Luís Almeida Técnico de turismo (reformado) Lisboa, Portugal 4K

A palavra sujeito é usada com dois significados contraditórios: por um lado, é usada como «senhor do seu destino, das suas próprias acções», «voluntarista»: por outro, como estando submetido a alguém ou à vontade de alguém. Parece ter ligação etimológica a jugo (canga) e a súbdito, nas monarquias (súbdito britânico), por oposição a cidadão, nas repúblicas (cidadão português)...

A palavra objecto tem, por um lado, o significado de «coisa ou pessoa sem vontade própria» («objecto sexual», «objecto de estudos» etc.) e, por outro, como em objectivo de: coisa ou ideia bem concreta e precisa. E com o seu oposto, subjectivo, passa-se um pouco a mesma coisa...

Eu só tenho o antigo 5.º ano do liceu (como se dizia), mas gosto muito da nossa língua e procuro usá-la com acuidade...

Antecipadamente grato.

Vagner Gomes Comerciante Agudos, Brasil 7K

Gostaria de saber a etimologia da palavra nicho.