Sobre o termo "astrociência" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o termo "astrociência"

Sei que as palavras astrologia e astronomia são de origem grega, mas já vi quem utilizasse o termo "astrociência" para falar do estudo dos astros, em ambos os sentidos. Contudo, ciência é uma palavra de origem latina. Por isso, a minha pergunta é a seguinte: não seria mais correcto dizer "astroepisteme", visto que "episteme" tem significado semelhante e é, igualmente, uma palavra de origem grega? Seria incorrecto (e, nesse caso, porquê)? Ou é indiferente?

Obrigada.

Ana Santos Administrativa Lisboa, Portugal 6K

Não localizei em nenhum dicionário da língua portuguesa nenhuma entrada do termo "astrociência", pelo que é uma palavra ainda não atestada na língua portuguesa.

Todavia, encontrei na Internet algumas vezes o termo "astrociência", mas na sua maioria em páginas do português do Brasil, pelo que pode ser um termo atestado em português brasileiro.

Para referir a ciência que estuda os astros será melhor manter os termos astrologia ou astronomia, pois são mais claros em relação ao que significam.

Bibliografia:

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa;
Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora;
Machado, José Pedro (2003) Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa
www.portaldalinguaportuguesa.org

 

Sempre ao seu dispor.

Ana Rita B. Guilherme
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo