Palavras como percepção, decepção, concepção, recepção (entre outras) são compostas por um prefixo (per-, de-, con-, re-) e um outro elemento linguístico comum "cepção".
Pergunto se, abordado isoladamente, aquele elemento comum à formação daquelas palavras tem algum valor ou significado, e qual é. Em caso afirmativo, poderíamos então juntar-lhe outros prefixos e formar outras palavras. Por exemplo, com o sufixo in- resultaria a palavra incepção (ou "insepção"?). Neste caso, qual seria o significado desta palavra?
Obrigado.
A palavra carreira é uma palavra da família de carro?
Venho por este meio tentar saber a origem de uma expressão só ainda usada pelos habitantes mais idosos da cidade onde resido, Lagos, e que é a seguinte: «(fazer/ter algo) de sete em pipa», transmitindo a ideia de que se comeu, bebeu, etc. com abundância. Desde já agradeço a atenção dispensada, aproveitando para vos felicitar pelo óptimo serviço que prestam.
Como é formada a palavra oceanário? Ou aquário? É derivada por sufixação, certo? "Aqua + ario"/"oceano + ario".
Seria possível que me esclarecessem por que razão girassol (gira + sol) e aguardente (água + ardente) são consideradas composição morfossintáctica, e informática (informação + automática) e diciopédia (dicionário + enciclopédia), amálgamas?
Muito obrigada.
Desejo saber a melhor forma de substituir na oralidade a palavra play-off...
É recorrente encontrar esse estrangeirismo em determinadas fases de uma qualquer competição desportiva...
Antecipadamente grato.
Há uma expressão que se lê e ouve constantemente: «gastar à tripa forra». Embora se compreenda facilmente o seu significado, será possível informarem-me como surgiu?
Obrigada.
Poderiam explicar-me, por favor, qual é a origem da palavra autoclismo?
Pensei que se poderia decompô-la em "auto" e "clismo", mas acontece que a palavra "clismo" nem sequer existe. Daí vem a minha dúvida.
Obrigado.
Caros amigos, necessitava da vossa ajuda para esclarecer uma dúvida quanto à etimologia da palavra peregrinar.
A palavra vem do latim peregre, portanto, per = «através de» e egre = «campo»?
Obrigado. Saudações peregrinas.
Podem explicar qual a origem da expressão «ter peneiras»/«ser peneirento», como sinónimo duma pessoa convencida/arrogante?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações