Na frase em apreço, podemos considerar que o verbo girar é usado em sentido metafórico1.
Paula Mendes define metáfora como «Figura de estilo que possibilita a expressão de sentimentos, emoções e ideias de modo imaginativo e inovador por meio de uma associação de semelhança implícita entre dois elementos. De facto, e tendo como base o significado etimológico do termo, o processo levado a cabo para a formação da metáfora implica necessariamente um desvio do sentido literal da palavra para o seu sentido livre; uma transposição do sentido de uma determinada palavra para outra, cujo sentido originariamente não lhe pertencia. Ao leitor é exigido no processo interpretativo uma rejeição prévia do sentido primeiro da palavra, para a apreensão de outro(s) sentido(s) sugerido(s) pela mesma e clarificada pelo contexto, na qual se insere.» (E-Dicionário de Termos Literários).
Assim, sendo que a metáfora assenta numa associação entre dois elementos, podemos considerar uma associação entre o significado literal de girar, “deslocar-se em torno, em volta ou à roda de um ponto” (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea) e a noção de que a conversa se desenrola em torno de um tópico. Constrói-se, deste modo, um sentido metafórico para o verbo girar, que passa a significar «ter como fulcro, ter como centro». Não obstante, refira-se que este sentido está já dicionarizado, o que mostra que este uso metafórico é frequente entre os falantes, correspondendo a um dos sentidos conotativos estáveis da palavra. Não se trata, portanto, de uma metáfora de valor literário ou, pelo menos, inovadora.
Quanto à segunda questão que coloca, cada caso tem as suas especificidades: a interpretação de uma frase pode ocorrer em sentido literal ou metafórico, tudo depende do contexto e das intenções do autor.
Disponha sempre!
1. Nota: Esta resposta parte do princípio de que o que se pretende saber é se o verbo girar é usado em sentido metafórico.