DÚVIDAS

Uma oração relativa introduzida por cujo

Na frase «O filme cujo guião a Ana escreveu foi premiado» (= «A Ana escreveu o guião do filme»), devem ser ou não colocadas vírgulas na oração subordinada? Podemos considerá-la uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva?

Obrigada.

Resposta

A oração não deve surgir entre vírgulas porque é uma oração subordinada adjetiva relativa de tipo restritivo.

A natureza restritiva desta relativa pode ser comprovada de dois pontos de vista:

(i) ponto de vista prosódico e sintático: esta oração forma com o nome filme, seu antecedente, um único grupo sintático e prosódico;

(ii) ponto de vista semântico: a oração, ao incidir sobre o antecedente, restringe o seu significado (o nome filme passa a referir-se não a um filme indeterminado, mas ao filme específico que tem um guião escrito pela Ana).

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa