DÚVIDAS

A vírgula antes do pronome relativo cujo

Sou aluna de Comunicação Social. Há cerca de um mês fiz uma entrevista no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão Escrita. Uma das perguntas colocadas foi: «Como foi a adaptação a países cujos padrões culturais divergem claramente dos nossos?». Quando a entrevista me foi entregue (já corrigida), a docente havia acrescentado uma vírgula que me parece inoportuna: «Como foi a adaptação a países, cujos padrões culturais divergem claramente dos nossos?». Não me parece que a vírgula entre "países" e "cujos" seja adequada, mas a professora assegurou-mo. Será que me podem esclarecer?
Desde já obrigada e parabéns por esta iniciativa!

Resposta

Essa vírgula não tem razão de existir. A oração subordinada adjectiva/adjetiva relativa iniciada por cujos é restritiva e integra o sentido de «países». Desempenha a função sintáctica de atributo do nome, não fazendo sentido a separação por vírgula.
Um exemplo de uma oração relativa explicativa seria, por exemplo, aproveitando a mesma frase: «Como foi a adaptação aos países árabes, cujos padrões culturais divergem claramente dos nossos?». Neste caso a oração relativa passava a ter função de aposto e a vírgula já era necessária.
Note-se que esta distinção gramatical, que é muito rigorosa, torna-se por vezes bastante subtil...

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa