DÚVIDAS

Um modificador não restritivo: «os funcionários, incansáveis, receberam um prémio»

Considerando o valor do adjetivo ( restritivo ou não restritivo) e a sua posição (pós-nominal ou pré-nominal, respetivamente) como traço distintivo, na frase «Os funcionários, incansáveis, receberam um prémio» qual o valor do adjetivo incansáveis?

Será correto considerar que, apesar da posição pós-nominal, o adjetivo tem valor não restritivo? A situação ocorre quando o adjetivo desempenha a função sintática de modificador apositivo do nome?

Desde já, agradeço a atenção dispensada.

Resposta

O adjetivo incansáveis tem, na frase apresentada, um valor não restritivo.

Como afirma a consulente, e bem, o valor dos adjetivos, sobretudo dos qualificativos, está dependente da posição que ocupam relativamente ao nome sobre o qual incidem. Assim, um adjetivo em posição pré-nominal tem um valor não restritivo (1) e um adjetivo em posição pós-nominal tem um valor restritivo (2):

(1) «um belo dia»

(2) «Um dia quente»

Todavia, esta descrição só se aplica às situações em que o adjetivo forma um grupo prosódico com o nome. Isto significa que adjetivos que desempenhem a função de modificador do nome apositivo, embora se encontrem em posição pós-nominal, não têm uma leitura restritiva, dada a sua independência sintática. A leitura que veiculam é, antes, não restritiva1.

Por esta razão, na frase apresentada, aqui transcrita em (3), o adjetivo não tem um valor restritivo, mas sim não restritivo:

(3) «Os funcionários, incansáveis, receberam um prémio.»

Disponha sempre!

 

1. Para mais informações, cf. Veloso e Raposo in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 1140-1445.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa