A frase «Este é um dos motivos pelos quais sou como sou» é mais correta que «Este é um dos motivos pelo qual sou como sou».
Na formulação da frase em causa, o antecedente do pronome relativo não é «um (de)», mas, sim, «os motivos», que está no plural; logo, o pronome relativo «o qual», que é variável, terá também de passar ao plural. Por outras palavras, pretende-se comunicar o seguinte conteúdo:
1. Vários são os motivos pelos quais sou como sou. Este é um deles.
Em (1), pode ainda verificar-se que que o pronome pessoal eles retoma semanticamente toda a sequência constituída por «os motivos pelos quais sou como sou», sem deixar de fora a oração relativa (seriam agramaticais sequências como «este é um deles pelo qual sou como sou» ou «este é um deles pelos quais sou como sou»). Tal significa que a oração relativa se subordina a «os motivos» e não a «um (de...)». Do ponto de vista semântico, pelos quais especifica o universo dos motivos, e só posteriormente é selecionada, dentro do referido universo de motivos, «o motivo» que se pretende salientar, facto que fica desde logo claro com a utilização da palavra um.
Contudo, o pronome relativo «o qual» pode concordar com «um», como a seguir se apresenta:
2. Este é um dos motivos, pelo qual sou como sou.
Em (2), o pronome «o qual» faz parte de um grupo preposicional, tem como antecedente «um», que é núcleo da expressão «um dos motivos», e introduz uma oração explicativa. Esta possibilidade, que, na escrita, é marcada pela vírgula que separa a oração relativa do seu elemento subordinante, fica mais clara contextualizando devidamente a frase 2, como se faz no exemplo adiante:
3. Vários motivos alteraram a minha vida. Este é um dos motivos, pelo qual sou como sou.
Neste caso, «pelo qual» está associado à palavra um, e não a motivos. Assim, pretende-se destacar o motivo que leva o emissor a ser como é e, por isso, não deixando de lado a ideia de que existe um conjunto de motivos, o enfoque é dado ao motivo específico, marcado por um.