Antes de mais, há que distinguir determinante de adjunto adnominal. Em «Tomei um pouco de café», «um» é um determinante, uma palavra que especifica o nome a que se liga e que, tradicionalmente, não se classifica de forma isolada numa análise sintáctica.
Adjunto adnominal, por seu lado, corresponde a um conceito sintáctico, que de alguma forma pode associar-se, para não dizermos opor-se, a complemento nominal. A função do adjunto adnominal é a de restringir o âmbito do nome, fornecendo acerca dele informações consideradas acessórias, contrariamente ao que acontece com o complemento do nome que se associa ao nome completando o seu pleno sentido. Por vezes, torna-se difícil distinguir as duas funções — adjunto ou complemento — sobretudo porque, na maioria dos casos, o complemento do nome, contrariamente ao que acontece, geralmente, com o complemento do verbo, pode ser omitido.
Nos dois exemplos que apresenta, creio que estamos perante complementos do nome, pois as duas expressões — «das pessoas» e «de café» — veiculam informação necessária à plena compreensão dos nomes a que se ligam. Assim, em 1, estamos perante uma frase cujo sujeito tem como núcleo uma expressão partitiva e que é constituído por essa expressão e pelo seu complemento:
1. «A maioria das pessoas não se convenceu disso.»
i. Complemento do nome: «das pessoas».
Note-se ainda que a concordância está feita com o núcleo, pelo que é ele que se constitui o referente dessa mesma concordância.
Em 2, «de café» é também complemento do nome, pois, tal como no caso anterior, contribui para completar, ou esgotar, o seu sentido.
2. «Tomei um pouco de café.»
b. Objecto directo: «um pouco de café».
i. Complemento do nome: «de café».
No caso de «xícara de café», podemos adoptar dois pontos de vista e, em cada um deles, a interpretação de «de café» é diferente. Se nos referirmos à xícara em si, por oposição, por exemplo, a «xícara de chá», «de café» é um adjunto adnominal, equivalente a um adjectivo como «xícara grande», etc. Se, por outro lado, tivermos em conta o seu conteúdo e café for não o tipo de xícara, mas, sim, o produto contido na xícara, então «de café» é um complemento do nome.