A forma termo, pronunciada com o e fechado e proveniente do latim termĭnus, -i,1 é geralmente sinónimo de término, vocábulo que tem origem na mesma palavra latina. Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, termo significa «1. limite em relação ao espaço ou ao tempo; 2. período, época em que se deve efetuar qualquer coisa», e término significa «1. momento ou local em que algo acaba; 2. marca que limita um espaço ou uma propriedade». Ambos os vocábulos exprimem, portanto, a ideia de «fim» e «limite», seja em relação a um momento, seja em relação a um espaço.
Exemplos:
«Aquela mulher levou a gravidez a termo.»
«O término da Primeira Guerra Mundial deu-se em 1918.»
Contudo, ao contrário de término, o vocábulo termo pode ter outros significados conforme o contexto em que ocorre, como «palavra», «vocábulo» ou «registo escrito».
Exemplos:
«Este termo não é adequado ao registo formal.»
«Tenho de assinar um termo de responsabilidade para sair da escola mais cedo.»
Pode ainda significar «cada um dos constituintes ou elementos entre os quais se estabelece uma relação (ex.: termos de uma comparação, termos de uma proposição)» (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).
1 A forma termo pode ainda ser pronunciada com e aberto; nesse caso, significa «frasco ou vasilha em que os líquidos se conservam quentes por muito tempo» e tem origem no vocábulo grego thérmos, -é, -ón, «quente» (Dicionário Priberam).