Textos publicados pela autora
A origem e o significado de bagunça
Pergunta: Qual é a origem da palavra bagunça?Resposta: Como já foi aqui dito anteriormente (ver Textos Relacionados), a origem da palavra bagunça, que pode significar «confusão» ou «máquina de remover aterro» (cf. Dicionário Eletrónico Houaiss da Língua Portuguesa), é duvidosa, embora se pense que possa ser de origem expressiva, isto é, originária de uma onomatopeia (palavra formada por imitação de um som natural).
Note-se, contudo, que Silveira...
Memória = «dissertação»
Pergunta: Qual o significado (conceito) da palavra memória tal como aparece nos seguintes títulos [de obras da primeira metade do século XIX]1: «Memória sobre a descripção física, e económica do lugar da Marinha Grande, e suas vizinhanças pertencente ao Bispado de Leiria»2; «Memória politico económica em que se mostra a necessidade da conservação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro…»; e «Corografia ou memoria economica, estadistica, e topográfica do reino do Algarve»?
Muito...
Enxabido e desenxabido
Pergunta: Vi que enxabido e desenxabido são sinônimos. Minha dúvida é de natureza etimológica. Quer dizer que des- não inverte o significado da palavra?
Gostaria de receber uma explicação. Sempre pensei que des- inverte o teor do étimo. Como, por exemplo, em gostoso e desgostoso.
Uma é o oposto da outra. Certo?
Agradeço a distinta atenção.Resposta: De facto, enxabido e...
«Chico da rua»
Pergunta: Gostava de conhecer o significado desta expressão (possivelmente calão ou rima metida a martelo) que aparece na canção Eu Sou Maria-Rapaz, da Nani, que participou no Festival RTP da Canção de 1992. Eis o contexto:
Chamas-me chico-da-rua e dizes que assim não dá
Chamas-me pedra-de-lua, Maria-rapaz, sei lá
Sou como a meloa, boa, só para quem provar
Sou como a castanha, estranha, amor, que ao tocar te pica a mão
Por dentro tão bom sabor e toda coração.Resposta: A palavra chico, que...
«Todo o corpo» e «todo corpo»
Pergunta: Como é que se deve dizer o Princípio de Arquimedes em português? Na Wikipédia leio: «Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.» É possível a forma «Todo o corpo...»? Tenho lido alguma versão com esta outra forma. Em geral, em enunciados deste tipo (outro exemplo seria «Todo homem é mortal») é possível ou mesmo recomendável pôr um o após todo?
Muito...
