Sobre um ponto antes da conjunção ou - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre um ponto antes da conjunção ou

Gostaria de saber se há casos em que é correto iniciar uma frase com a conjunção "ou". Eis um exemplo: Nunca ganho nada. Ou, se algo ganho, perco logo em seguida. Muito obrigado.

Carlos Garcia Professor Porto Alegre, Brasil 42

 A conjunção coordenativa ou é utilizada tipicamente para coordenar orações com um valor de disjunção:

(1) Preferes ir ao cinema ou queres ir ao teatro?

Não obstante, é frequente a utilização das conjunções coordenativas (e, mas, nem, …) a introduzir frases, como bem o atesta uma breve pesquisa em textos de autores brasileiros atuais:

(2) “Por certo o impulso que tomara o havia conduzido até o sítio . Ou talvez o avô, donde estivesse, dedicava-se então a protegê-lo, a ele, José Albano.” (Gilvan Lemos, Espaço Terrestre, 1993)

(3) “Se pelo menos o trem cobrisse o trecho todo, ou se tivesse uma sege, ou outra carruagem também fechada, mesmo sendo antiga, de cortinas e estores abaixados, pra não precisar pelerine contra a chuva ou sombrinha contra o sol - ainda vá lá . Ou se não esses automóveis estrangeiros que acabam de chegar, movidos a gasolina, que nem o Ford de Arnaud Coelho, ou o outro de Manuel Costa Silva.” (Francisco Dantas, Cartilha do Silêncio, 1997)

A utilização da conjunção ou em início de frase tem um efeito estilístico de realce do constituinte que introduz ou da própria disjunção que a conjunção assinala. 

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: conjunção
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Pontuação