O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) publicou no Expresso (Primeiro Caderno, n.º 2063, 12 de maio de 2012, p. 31) um anúncio com o seguinte texto:
«Quem tem uma média acima da média merece o nosso reconhecimento.
Quadro de Honra* do ISEG
[Seguem-se os nomes]
*Licenciados com media igual ou superior a 16 valores entre 1915/1916 e 2010/2011.
O ISEG tem a honra de convidar os licenciados do quadro de honra, seus familiares e amigos para a sua inauguração, no próximo dia 23 de maio, pelas 18h00 no Convento do Quelhas.
Informações em eventos@iseg.utl.pt ou 213 922 753»
Em primeiro lugar, a falta de acentuação transformou média (substantivo) em media (forma do pretérito imperfeito do verbo medir), lapso assinalado como erro sintático por qualquer corretor. Depois, e tirando a frase inicial, cuja tautologia com a palavra média – «Quem tem uma média acima da média…» —, me parece bem conseguida, as duas frases seguintes não são sintaticamente felizes. Na frase do convite, e além da repetição da palavra honra («tem a honra»/«quadro de honra»), que devido à proximidade, e contrariamente à anterior média, seria de evitar, a posição do pronome possessivo «sua» não me parece particularmente feliz, pois é quase pelo contexto que percebemos a que é que se refere.
Mantendo-nos fiel à formulação original, seria mais escorreito e mais esclarecedor algo como:
«O ISEG convida os seus licenciados com média de curso igual ou superior a 16 valores, os seus familiares e amigos, para a cerimónia de inauguração do Quadro de Honra da instituição, que decorrerá no próximo dia 23 de maio, pelas 18h00, no Convento do Quelhas.»
Por último, a frase final também merece reparo, já que as informações não estão disponíveis no mail ou no telefone («em») mas sim por mail ou por telefone. Algo como: «Para mais informações contacte-nos através do mail eventos@iseg.utl.pt ou pelo telefone 213 922 753» seria mais adequado.
O curioso é que um anúncio que pretende relevar a excelência, do ponto de vista da língua portuguesa, nem na média se encontra quanto mais no quadro de honra...