Sobre a etimologia e a grafia de piaçaba - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a etimologia e a grafia de piaçaba

Deve escrever-se “piaçaba” com “c” cedilhado e não com dois “ss”, porquê?

João Martins Portugal 3K

Aqui no Ciberdúvidas já se tem explicado que a diferença entre ç e -ss- radica em questões históricas. Até ao século XVI, os grafemas representavam sons diferentes: o primeiro, uma fricativa predorsal [s], e o segundo – o chamado s beirão –, uma fricativa apical [ç] (uso este grafema na impossibilidade de recorrer ao símbolo fonético adequado). Temos, portanto, de conhecer a origem da palavra em questão.

Segundo o Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa, de Silveira Bueno, a palavra tem origem no tupi ‘pyá-açaba’ e designa «planta do Brasil da qual se fazem escovas, vassouras». O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, reitera a informação de Silveira Bueno e esclarece que a expressão tupi significava «o traspasse de apertar, a atadura». O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apresenta uma forma ligeiramente diferente do vocábulo tupi ‘pïa´sawa’. O Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de Origem Tupi, de António Geraldo da Cunha, mostra atestações de 1630 a 1956 em que surgem grafias com s e ss: priasaua, priasaba, piassaua (séc. XVII) e piassaba (séculos XVIII a XX).

Em suma, não consegui determinar qual a fricativa do termo original em tupi. O que sei é que, de acordo com a ortografia que vigora em Portugal, é piaçaba que se escreve (ver Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves).

Carlos Rocha
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Etimologia; Ortografia/Pontuação