Centenário de Rebelo Gonçalves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Centenário de Rebelo Gonçalves
Centenário de Rebelo Gonçalves
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 993

texto descritivo da imagem1. Assinalamos neste dia o centenário do lexicógrafo Francisco Rebelo Gonçalves. Da sua extensa obra, importa relevar o Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra Editora, 1966) muito procurado e esgotado há décadas.

2. O Acordo Ortográfico foi à Assembleia da República: a ministra da Cultura garantiu que Portugal assinará o protocolo modificativo até ao final do ano, mas que vai pedir um adiamento de 10 anos para a entrada do documento.

3. Um mesmo verbo pode ter várias regências, de que resultam matizes a nível do significado: são exemplo disso mesmo os verbos fugir, dizer e amar.