No contexto do Acordo Ortográfico de 1945, a palavra tem hífen: semi-soberano. Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO 90), o prefixo semi- segue o disposto na Base XVI* e passa a escrever-se sem hífen, ficando aglutinado ao elemento seguinte e dobrando a letra s: semissoberano.
Sobre as regras que, no AO 90, abrangem as palavras ao lado, consultar os Textos Relacionados (indicados à direita).
* Deve dar-se atenção especial ao apartado 2 da Base XVI:
«Não se emprega, pois, o hífen:
a) Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se, prática aliás já generalizadaem palavras deste tipo pertencentes aos domínios científico e técnico. Assim: antirreligioso, antissemita, contrarregra, contrassenha, cosseno, extrarregular, infrassom, minissaia, tal como biorritmo, biossatélite, eletrossiderurgia, microssistema, microrradiografia.
b) Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente, prática esta em geral já adotada também para os termos técnicos e científicos. Assim: antiaéreo, coeducação, extraescolar, aeroespacial, autoestrada, autoaprendizagem, agroindustrial, hidroelétrico, plurianual.»