«Repetida colisão» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Repetida colisão»

A frase em questão é a seguinte: «apesar da repetida e violenta colisão com as grades, o animal apercebe-se do problema da sua conduta» (truncado).

A minha dúvida está no singular da palavra colisão que me parece ser contrariada pelo adjectivo repetida, o que implica (ou devia implicar, no contexto em que a frase se insere) várias colisões. No entanto, a expressão «colisões repetidas» também não me parece correta, exatamente por essa implicação semântica do adjectivo. Se for adicionado o verbo ser em ambos os casos («a colisão foi repetida» e «as colisões foram repetidas»), o singular parece-me mais próximo do sentido da frase: a mesma "colisão" ("com as grades") "repetida" várias vezes. Sem o verbo, fico confuso.

Eu sei que a solução é simples – suprimir a palavra repetida e usar o plural no substantivo –, ainda assim, gostaria de saber se esta frase pode estar correcta na sua forma original e/ou se há alguma alternativa mais elegante que inclua o adjectivo.

Obrigado.

Eduardo Portela Serra Estudante Porto, Portugal 47

A correção da frase colocada depende da intenção que se associa ao texto.

O nome colisão denota uma atividade que não tem duração temporal, ou seja, descreve uma atividade que ocorre num intervalo de tempo mínimo, como acontece com os nomes espirro ou salto. Por esta razão, colisão não é compatível com uma expressão que denote duração:

(1) «*A colisão durou quatro horas.»

Por seu turno, o adjetivo repetido é um adjetivo de natureza adverbial1 que exprime o aspeto de uma situação descrita pelo nome, ou seja, denota a forma como a situação se desenvolve no tempo, evidenciando, no seu caso particular, que a situação acontece mais do que uma vez.

A associação do adjetivo repetido ao nome colisão pode significar que uma situação se está a repetir, ou seja, já aconteceu uma colisão e a frase descreve uma segunda (ou terceira, …):

(2) «Vi a repetida colisão

Neste caso, parecerá mais natural a colocação do adjetivo em posição pós-nominal:

(3) «Vi a colisão repetida

A significação poderá ficar mais clara se o adjetivo surgir em posição predicativa, após o verbo ser:

(3) «Vi a colisão ser repetida

No caso de a intenção ser a de indicar que ocorreu mais do que uma colisão, será aconselhável o recurso ao plural:

(4) «Vi repetidas colisões 

Disponha sempre! 

*indica a agramaticalidade da frase. 

1. Para aprofundar o conhecimento sobre classes semânticas dos adjetivos, cf. Raposo et. al., Gramática do português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 1412).

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo