Sobre a origem e significado etimológico de Carapinha, nome de uma freguesia e da respetiva sede no concelho de Tábua (distrito de Coimbra), as fontes consultadas1 não são conclusivas, mas parecem concordar quanto a uma origem total ou parcialmente pré-romana.
Apesar da coincidência com o nome carapinha («cabelo semelhante à lã, muito crespo e denso», Dicionário Houaiss), Carapinha, como nome de lugar, deve ter origem parcial no radical carap- ou carapp-, que encerra a raiz pré-latina car-, «pedra». Por outras palavras, parece que o topónimo é formado, pelo menos, no que se refere à sua configuração inicial carap-, formantes de origem não latina, portanto, anteriores à romanização. É difícil atribuir-lhe um significado etimológico preciso, mas este pode estar relacionado com a natureza rochosa do terreno da região onde se implantou o topónimo e a localidade assim denominada.
Uma consulta do visualizador CIGeoE-SIG (Centro de Informação Geoespacial do Exército)2 revela registos de outras localidades denominadas Carapinha, cuja dispersão geográfica não ultrapassa para norte o vale do Mondego. Aliás, nota-se, à volta dos tramos mais baixos deste rio, uma concentração do topónimo na sua forma simples (Carapinha). São ainda de referir os topónimos Carapinhal, Carapinheira e Carapinhos, que são com toda a probabilidade derivados de carapinha ou do seu radical carapinh-. Estes topónimos também se localizam mais densamente à volta do Mondego e não parecem chegar a regiões a norte do rio Vouga.
Não se exclui, portanto, que o topónimo Carapinha e o nome carapinha remontem ambos a uma mesma palavra do léxico comum que se perdeu no português, talvez nas suas modalidades mais meridionais.
1 Fontes consultadas: José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (2003), A. Almeida Fernandes, Toponímia Portuguesa. Exame a um Dicionário, Dicionário infopédia de Toponímia s. v. Carapinhal (em 19/09/2022).
2 Os dados desta fonte são provenientes do Reportório Toponímico de Portugal – Continente (1967) e a Carta Militar de Portugal 1:25 000.