DÚVIDAS

Preposição antes de quanto relativo

Primeiramente queria dizer que somos apaixonados pela língua portuguesa e por isso partilhamos tal momento gostoso. Parabéns!

Não encontro, em gramática nenhuma, referência à presença de preposição antes do pronome relativo quanto, por isso gostaria de saber se devo, ou não, colocar preposição se o verbo ou um nome da oração subordinada adjetiva exigir. Além disso, pelas gramáticas que eu pesquisei, só encontrei duas funções sintáticas (sujeito e objeto direto) para o relativo quanto; só existem essas duas funções sintáticas para ele?

Por favor, elucidem as duas questões! Muito agradecido mesmo!

Resposta

Se quanto é pronome relativo, só pode ser sujeito ou complemento directo da oração que introduz. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, de M.ª Helena Mira Mateus et al., e com a Nova Gramática da Língua Portuguesa, de Celso Cunha e Lindley Cintra (pág. 351), o pronome relativo quanto usa-se exclusivamente com antecedente constituído pelos pronomes indefinidos tudo e todos, que podem ser omitidos. Devido a esta característica, quanto adquire um valor indefinido.

Vejamos agora os exemplos:

1 – «Apoiaremos (todos) quantos sofrem com a crise.»

2 – «Apoiaremos (todos) quantos a crise afectou.»

Se na oração relativa ocorrer um verbo com regência, deverá substituir-se quanto pelo pronome relativo quem antecedido de uma expressão realizada pelo pronome todo ou introduzida por todo enquanto determinante (isto é, a acompanhar substantivo):

3 – «Apoiaremos todas as pessoas a quem isso aconteceu.»

É, portanto agramatical uma frase como:

4 – «Apoiaremos todas pessoas a quantas isso aconteceu.»1

Claro está que outra coisa é verificar-se a preposição prevista pela sintaxe de um verbo que ocorre na subordinante, por exemplo, numa frase como «Daremos apoio a (todos) quantos nos procurem». Neste caso, não há restrições ao uso da preposição.

1 Não confundir este comportamento com o de quanto como determinante e pronome interrogativo que introduz orações interrogativas indirectas. O uso da preposição antes do pronome relativo quanto é obrigatório quando o verbo que coocorre com este pronome na mesma oração rege uma preposição:

a) «Por agora, nem se sabe exactamente a quanto ascendem» (ascender a).

b) «Não sei a quantas pessoas isso acontece» (acontecer a).

c) «Só lhe faltava apurar com quantos apostadores iria repartir o prémio de 280 mil euros» (repartir com).

d) «Ele sabe em quantas pessoas pode confiar» (confiar em).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa