A palavra não foi encontrada em Rebelo Gonçalves. É portanto um neologismo em Portugal, que entrou na língua depois dessa data.
Nos neologismos, deve fazer-se o possível para que a palavra represente quanto possível o conceito. Ora que significa a palavra? Que houve, “antes” do condicionamento, uma ação, um evento, uma situação (“prévios”). O prefixo que dá esse significado é pré-; e, assim, recomendar-se-ia pré-condicionamento.
Com o uso, porém, o prefixo pre- emudece, aglutina e deixa de ter acento, o que aconteceu, por exemplo, com preconceber, preconcebimento.
Lembra-se que o pospositivo –mento (conversão de verbos em substantivos) está ligado a várias palavras com o prefixo emudecido: predelineamento, pressentimento. Assim, recomenda-se que se passe a adotar precondicionamento, também em concordância com a Academia Brasileira de Letras. *
Parecer pessoal:
Esta resposta, acima, tinha sido considerada final para publicação, quando me chamaram a atenção para o facto de que, no vocábulo em apreço, o prefixo pre- também já aparece aglutinado em vários dicionários e vocabulários. Não valorizei, contudo, esta informação, pois, se as abonações consideradas fossem contrárias, continuaria a propor a mesma solução.
A razão é que, depois de 2012, quando começaram a surgir novos vocabulários, deixei de os considerar como referência sempre idónea, porque concluí que seguiam decisões controversas.
Os documentos de referência que respeito são:
• Para os vocábulos legais do léxico da variedade portuguesa da língua, antes do AO90 ou que se mantêm depois, sigo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (RG), edição de 1966. Este completo vocabulário respeita o notável Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado em 1940, no qual RG aliás colaborou, e que tem sido a mais valiosa obra linguística que a Academia das Ciências de Lisboa editou desde essa data. O Vocabulário de RG tem também a virtude de incluir notas prosódicas nos vocábulos, o que permite avaliar bem os casos em que é indispensável respeitar ou não a supressão das consoantes, nas sequências internas, com a aplicação do texto do AO90.
• Para o AO90, sigo, só, o que está no texto do Acordo e na sua Nota Explicativa. A propósito, e também para esclarecer uma dúvida, a regra no prefixo pré- é a mesma na Norma de 1945 e no AO90.
* N.E. – Outras abonações da grafia precondicionamento – tal como precondição, precondicionação, precondicionado, precondicionante, precondicionar e preconcondicionável – encontram-se igualmente no Vocabulário Ortográfico Comum, tal como no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e no Dicionário Global da Língua Portuguesa (Lidel), por exemplo.