DÚVIDAS

Pois, conjunção adversativa

Minha dúvida tem a ver com a conjunção pois. Nas gramáticas normativas, nunca vi esta conjunção ser classificada como adversativa ou ser apresentada como uma conjunção de valor semântico adversativo. No entanto, em todos os dicionários que consultei (Houaiss, Michaelis, Priberam, Porto, Aulete, etc.), esse conectivo é também encarado como sinônimo de mas, porém, no entanto, etc. Devido a isso, fiquei com a pulga atrás da orelha: afinal, a conjunção pois é abonada por algum livro consagrado de gramática como sinônima de conjunções adversativas? Caso não encontrem a resposta a essa pergunta, mas creiam que o pois pode, sim, indicar oposição, gostaria que dessem exemplos (e os explicassem) para eu conseguir ensinar a meus alunos da melhor forma possível. 

Resposta

Exemplo de pois como conjunção adversativa:
«- Estás tranquilo? Pois eu estou na maior ansiedade.»
 
O exemplo acima consta do Dicionário Houaiss, Ed.Temas e Debates.
 
Podemos acrescentar um exemplo retirado do CETEMPúblico
«Há gente neste partido que não trabalhou, pois eu trabalhei»
 
«Não é muito conhecido, tem um estilo de música independente e meio alternativo. Pois eu gosto muito!»
 
«Pois», com sentido adversativo, inicia uma unidade frásica autónoma. O estado de coisas que essa unidade representa está em contraste com o estado de coisas descrito na sequência frásica anterior, não raro através de uma forma de discurso reportado (discurso atribuído a outrem).
Trata-se de um uso do registo informal.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa