No Dicionário Priberam, em linha, encontramos atestado o termo palote, termo com origem obscura, mas que talvez provenha do inglês pallet box. O dicionário em questão define o objeto como sendo um «recipiente grande, padronizado, geralmente de plástico ou madeira, usado para empilhar e transportar materiais, que pode ser movimentado por uma empilhadora». Também o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa regista o termo.
Quanto a "paloxe" (pronunciado "palokse"), o único registo encontrado refere-se a uma marca britânica de palotes, Paloxe, aparentemente criado com base já referida expressão inglesa pallet box. Resta-nos concluir que, à semelhança de outros casos, como gilete, talvez se utilize a marca para definir o objeto que, no entanto, se designa palote de modo mais geral, como sugere a sistemática ocorrência deste último termo em textos com algum grau de formalidade ou especialização (cf. Alexandra Couto Reis, Criação de um Grupo de Produtores de Azeitona para a INDAGROP, tese de mestrado, IPAM, 2017).
Acrescente-se que palote é a forma de outra palavra, com significado muito distinto: trata-se de um sinónimo de paulito, na aceção de «pau pequeno usado em certas danças regionais do norte de Portugal, que dele tomam o nome» (José Pedro Machado, Grande Dicionário da Língua Portuguesa, Sociedade de Língua Portuguesa/Edições Alfa, 1991).