O plural de afia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de afia

O nome sing. afia tem plural afias, ou, pelo facto de ser uma abreviatura de afia-lápis, mantém-se uniforme quanto ao número (= o afia/os afia)?

Maria de Fátima Duarte Professora Braga, Portugal 6K

A palavra afia é uma redução de afia-lápis, que é o mesmo que apara-lápis, afiadeira ou aguça e tem o plural afias.  

A forma afia-lápis, que é a forma dicionarizada e aceite pela norma-padrão, apresenta o plural de acordo com este tipo de composto morfossintático (verbo + nome), ou seja, igual ao singular afia-lápis, à semelhança de apara-lápis (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).

O caso que a consulente apresenta parece estar vulnerável à variação regional e até mesmo a uma conotação com uma certa faixa etária no meio escolar, o que acaba por revelar uma grande margem de inovação e variação de vocábulos: o afia/os afias; o afia-lápis/os afia-lápis; o apara/os aparas; o apara-lápis/os apara-lápis; a afiadeira/as afiadeiras; o aguça/os aguças.

Bárbara Nadais Gama