Oração participial: «dominado pelos homens» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Oração participial: «dominado pelos homens»

Gostaria de saber sobre a composição da frase abaixo: «O Brasil foi um espaço dominado pelos homens.»

Colocando na voz ativa a frase fica estranha:

«Os homens dominaram um espaço Brasil.»

Portanto a frase estaria na voz passiva analítica com uma locução verbal («foi dominado»)? Os termos «um espaço» seriam complemento verbal ou predicativo do sujeito? E o termo «por homens», complemento nominal ou agente da passiva?

Luis Carlos Alves dos Santos Telefonista Carapicuíba, Brasil 42

 A frase apresentada é uma frase ativa, não sendo possível colocá-la na forma passiva por ser constituída por um verbo copulativo. Tal acontece porque as construções passivas ocorrem normalmente com verbos principais transitivos, sendo impossíveis com verbos copulativos, como se verifica em:

(1) «O João compra um livro.» (Um livro é comprado pelo João.)

(2) «O João é simpático.» («*Simpático é sido pelo João»)

Creio que a dúvida que é colocada está relacionada com a natureza do predicativo do sujeito da frase apresentada, «um espaço dominado pelos homens». Este constituinte é um sintagma nominal passivo constituído por um grupo nominal, «um espaço», que é modificado por um modificador do nome restritivo, «dominado pelos homens». Este último constituinte é uma oração participial composta pelo particípio dominado e pelo seu complemento agente da passiva, «pelos homens». É nesta última estrutura que se identifica uma construção de natureza passiva.  

Carla Marques
Classe de Palavras: verbo