DÚVIDAS

O verbo imprescindir

O verbo imprescindir existe?

Resposta

A palavra imprescindir não se encontra atestada nos dicionários consultados.

Este verbo, apesar de não constar na grande maioria dos dicionários, é uma palavra bem formada segundo as regras de formação de palavras do português, aparecendo ocorrências do seu uso em alguns textos em português do Brasil na internet.

Com a junção do prefixo latino im-, que segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa tem o significado de «privação, negação», ao verbo prescindir, depreende-se que a intenção seria a de alterar o significado deste verbo para o seu oposto.

De acordo com a versão em linha do Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, prescindir significa «abdicar voluntariamente de alguma coisa ou de alguém; não ter necessidade de alguma coisa». Como antónimos deste verbo existem atestados termos, como por exemplo, necessitar, precisar e carecer.

Comummente em situações em que se pretende expressar algo de que não se pode prescindir utiliza-se o adjetivo imprescindível, que no Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, tem a seguinte aceção: «que é absolutamente necessário, não se podendo dispensar ou pôr de lado; que não se pode prescindir».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa