O valor de pois - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O valor de pois

Solicito que me esclareçam se o pois tem valor causal ou explicativo, na frase «O sempre atencioso Tom Hanks interpreta o protagonista, Philips, que não tem outra escolha senão render-se aos somalis, pois a maioria da tripulação barricou-se na sala das máquinas.»

Obrigada.

Paula Barros professora Setúbal, Portugal 42

Na frase apresentada, a conjunção pois tem valor causal.

Neste caso particular, pois estabelece um nexo de causa real entre duas situações: a rendição de Philips aos somalis teve como causa o facto de a tripulação se ter barricado na sala.

A conjunção pois tem valor explicativo quando liga duas orações com um valor de causa de dicto, isto é, um nexo no qual a oração introduzida por pois é utilizada como justificação da afirmação feita na oração anterior, como acontece em:

(1) «Vai chover, pois tenho os ossos a doer.»

Neste caso, não estamos perante uma causa real porque, no nosso mundo, a dor de ossos não provoca chuva. Trata-se, antes, de uma causa de dicto, na medida em que a afirmação introduzida por pois pretende justificar a afirmação de que vai chover (num contexto em que, por exemplo, está muito sol). 

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: conjunção