1. Antes (do latim ante) é um advérbio que indica prioridade de ordem, de lugar ou de tempo. Também se utiliza como advérbio de modo, no sentido de «preferencialmente», e como conjunção adversativa (no sentido de «ao contrário»).
Exemplos:
(1) Como advérbio que indica prioridade de ordem: «O meu carro é o terceiro da fila. Não estás a ver que há dois antes?»
(2) Como advérbio que indica prioridade de lugar: «Na estrada de Coimbra para Lisboa, Leiria fica a 80 quilómetros de Coimbra; Pombal fica antes.»
(3) Como advérbio que indica prioridade de tempo (= anteriormente): «Fui jantar com os meus amigos e, antes, tinha ido à cabeleireira.» «Assisti só à última cena; não sei o que se passou antes.»
(4) Como advérbio de modo (= preferencialmente): «Ela antes quer ser amada do que admirada.» «Antes um bom emprego do que uma boa herança.»
(5) Como conjunção adversativa: «Ela não foge do trabalho, antes o abraça com entusiasmo.»
1.1. Normalmente, este advérbio forma uma locução com a preposição de: antes de. Esta locução pode introduzir tanto uma expressão substantiva (exemplos 6, 7 e 9) como um infinitivo (exemplos 8 e 10).
Exemplos:
(6) Prioridade de lugar: «Para quem olha para o mapa de norte para sul, Coimbra fica antes de Lisboa.»
(7) Prioridade de ordem: «Numa lista alfabética, o nome dele vem antes do da irmã.»
(8) Prioridade de ordem: «Nesta receita, batem-se os ovos antes de se adicionar o leite.»
(9) Prioridade de tempo: «Faz bem comer a fruta antes da sopa.»
(10) Prioridade de tempo: «Ele vai casar antes de terminar o curso.»
1.2. Este advérbio forma uma locução conjuncional de tempo com a partícula que: antes que.
Exemplo:
(11) «Quero acabar este trabalho antes que a minha mãe chegue.»
2. Dantes (de + antes) é um advérbio de tempo, que significa «outrora», «antigamente», «no tempo antigo», «antes de agora».
Exemplo:
(12) «Gostei de rever a minha aldeia: estava tudo como dantes.»