Integrar significa, principalmente e segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «incluir(-se) um elemento num conjunto, formando um todo coerente; incorporar(-se), integralizar(-se)». Assim, o todo «integra» a parte («a aldeia y integra a casa x») e a parte «integra-se» no todo («a casa x integra-se na aldeia y»). No primeiro caso, o verbo é transitivo, porque se constrói com complemento directo; no segundo, torna-se reflexo (integrar-se) e tem um complemento introduzido pela preposição em (Portugal) ou a (Brasil); por exemplo (cf. idem): «a arquitectura integrava-se [= «inclui-se»] perfeitamente na/à paisagem»; «uma empresa que integra [= «inclui»] diferentes ramos de actividade».
Contudo, é também possível empregar integrar transitivamente mas com o significado inverso de «incluir», isto é, «fazer parte», de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, e o Dicionário UNESP do Português Contemporâneo. Neste caso, pode dizer-se «os jogadores integram a equipa» como expressão equivalente a «os jogadores fazem parte da equipa». Assinale-se que este emprego de integrar se pode tornar confuso, havendo, como vimos, dicionários que o atestam e dicionários – o Dicionário Houaiss é disso exemplo – que não o registam.
N.E.: integração significa «inclusão de novos elementos a um sistema; processo pelo qual um indivíduo ou um grupo se incorpora e adapta a um sociedade ou cultura; adaptação». [Cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]