Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado do termo eido

O que significa exatamente a palavra eido? Encontrei-a na leitura da seguinte frase da obra Morgadinha dos Canaviais de Júlio Dinis

«Primeiro, trilhou o pavimento mole de um quinteiro ou eido, estradado de altas camadas de mato e embebido de chuva, donde se exalava um cheiro de curtumes, pouco de lisonjear o olfacto mal habituado a estes aromas campesinos.»

É o mesmo que quinteiro, ou tem mais significados?

João Luz Ferreira Estudante Mealhada, Portugal 462

Trata-se de uma palavra ligada ao mundo rural, sobretudo, a norte do Mondego, que, segundo o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (s. v. eido),  significa genericamente «pequeno terreno junto de casa» e tem como sinónimos pátio, quintal, quinteiro, terreiro. A mesma fonte regista-lhe ainda as seguintes aceções: «recinto para animais, anexo às casas aldeãs» (é sinónimo de corte e curral); e, equivalente a sítio, «lugar que compete a um pessoa ou coisa», uso que se abona na obra de Camilo Castelo Branco (idem, ibidem):

«Dinheiro não tenho; só se queres que eu venda a casa me vá depois pedir um eido nos palheiros dos lavradores, à beira dos cães.» (Camilo Castelo Branco, Novelas do Minho, Lisboa, Parceria António Maria Pereira, 1903, pág. 176)*

Em nota etimológica, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que é vocábulo com origem no «latim adĭtus, us 'ação de ir para, ato ou fato de se aproximar; entrada, acesso, passagem', do verbo adīre 'ir para, chegar até' [...].»

Refira-se ainda que um quinteiro é termo também conotado com a vida do campo, conforme se infere pela suas definições no Dicionário Houaiss: «1 indivíduo que guarda uma quinta ('propriedade', 'terreno') e/ou trata dela; caseiro; 2 Regionalismo: Portugal (dialetismo). pequena horta cercada; 3 Regionalismo: Douro, Minho. pátio ou qualquer recinto a descoberto onde se juntam mato, folhas etc. para adubo; quintã.»

Sobre eido e quinteiro, consulte-se também o Tesouro Patrimonial Galego e Português do Instituto da Língua Galega (Universidade de Santiago de Compostela).

*N. E. (22/4/2017) – Agradece-se ao consultor Gonçalo Neves a recolha de uma outra abonação da palavra eido, no sentido de «lugar», a qual ocorre em A freira no Subterrâneoromance histórico traduzido por Camilo Castelo Branco (foi atualizada a ortografia na citação):  «Uma ingente banca de madeira ocupava o centro [do refeitório], e bancos aderentes à mesa corriam circularmente. O eido de cada freira era assinalado por um garfo de ferro, uma escudela de pau e bilha de barro» (cap. II, p. 35 da 4.ª edição, Porto, Livraria Chardron, 1902)

Carlos Rocha
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras