DÚVIDAS

O significado do plural de dimensão

Costumo aplicar o termo «grandes (ou pequenas) dimensões», no plural, para coisas mensuráveis em termos espaciais, já que a largura, altura, etc. corresponderiam, cada uma, a uma dimensão; e, por outro lado, «grande (ou pequena) dimensão», para coisas que não se medem dessa forma.

Por exemplo: «um móvel de grandes dimensões», mas «um ataque aéreo de grande dimensão».

Recentemente, tenho-me deparado com um uso diverso, nomeadamente um caso em que se falava em «contentores de lixo de grande dimensão».

Isto é correcto ou fazia sentido a distinção que tenho vindo a aplicar?

 

 O consulente adota a ortografia de 1945.

Resposta

Não se pode aqui confirmar que a distinção feita pelo consulente – que, não obstante, é coerente – esteja generalizada e defina o uso correto do singular e do plural de dimensão.

Na verdade, tendo em conta que dimensão se emprega correntemente também como sinónimo de tamanho, e volume, não se deteta incorreção no uso de «contentores de lixo de grande dimensão».

Do mesmo modo, a situação simétrica ilustrada por «um ataque aéreo de grande dimensão» é aceitável, dada a sinonímia de dimensão, no singular, com proporção. Note-se que proporção apresenta, aliás, características semelhantes, pois que o singular e o plural são praticamente equivalentes quanto ao sentido quando ocorrem na locução «de grande(s) proporção(ões)».

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa