Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de «mentira deslavada»

O que significa «mentira deslavada»?

Matias Aposentado Salvador, Brasil 6K

«Mentira deslavada» significa uma mentira mal preparada e que, por isso, se torna descarada, atrevida.

Pode parecer estranha a marca negativa de atrevimento associada a deslavada, sobretudo tratando-se de uma mentira, mas isso deve-se ao facto de que é sinal de falta de respeito pela pessoa a quem se mente se o discurso/texto construído denunciar imediatamente a falta de verdade. Por isso, quando se usa a expressão «isso é uma mentira deslavada», o emissor sente-se atingido, agredido pelo atrevimento de quem mentiu, porque não se preocupou em forjar uma situação em que a mentira fosse menos óbvia.

Fontes: Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões, 2000; Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001; Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010.

Eunice Marta
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo