O plural do anglicismo gay - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural do anglicismo gay

Qual o plural, em português, do anglicismo gay: "gay" ou "gays"? Em inglês, gay, como adjectivo, é sempre singular. E em português? Exemplo: «As associações gays/gay existem há vários anos.»

Bruno Horta Jornalista Lisboa, Portugal 3K

O anglicismo gay, como adjectivo, segue a morfologia inglesa, isto é, não tem plural: «um casal gay»; «dois casais gay» (ver MorDebe). Como substantivo, tem plural: «um gay»/«dois gays».

Note-se, porém, que já existe o aportuguesamento guei, adjectivo uniforme e substantivo dos dois géneros (ver Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora), o qual permite o plural gueis; donde: «ele/ela é guei»; «um casal guei»/«dois casais gueis».

Carlos Rocha
Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos); Estrangeirismos