O adjetivo conteudístico e o nome comum conteudismo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O adjetivo conteudístico e o nome comum conteudismo

Tendo encontrado em registo escrito as expressões conteudística e conteudismo, gostaria que me esclarecessem sobre se é possível, e, já agora, correto, o recurso a estas expressões, tanto na expressão escrita como oral.

Muito obrigada.

Elsa Maria Carneiro Mendes Professora Almada, Portugal 625

Ambas as palavras são possíveis e corretas quer na oralidade quer na escrita, em qualquer variedade do português contemporâneo.

Está bem formada e tem uso legítimo a palavra conteudística, feminino do adjetivo conteudístico, o qual significa «relativo a conteúdo» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001, e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013) e «relativo a conteudista ou conteudismo» (Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2003-2018).

Quanto a conteudismo, é este vocábulo igualmente correto, empregado como nome comum no contexto da literatura e das belas-artes com o significado de «tendência a valorizar mais o conteúdo do que a forma» (cf. dicionários acima mencionados). Também se regista o adjetivo conteudista, no sentido de «relativo a conteudismo», «que ou o que defende o conteudismo» e «pessoa que tem a seu cargo o conteúdo editorial técnico de uma obra» (esta última aceção é dada como característica do Brasil no Dicionário Houaiss e no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Apesar de ocorrerem como adjetivos por vezes sinónimos, é preferível usar conteudístico na aceção de «relativo ao conteúdo», deixando conteudista denotar a noção de «relativo ao conteudismo; que defende o conteudismo».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras