Na frase «Lembro com que sentimentos de encanto folheava o caderno», pode surgir alguma dúvida quanto à função da expressão «com que». Embora, à primeira vista, se possa pensar tratar-se de uma simples inversão sintática (isto é, uma anástrofe) – como em «Lembro que, com sentimentos de encanto, folheava o caderno» –, a estrutura revela-se mais complexa e merece uma análise detalhada.
Antes de mais, importa esclarecer que "com que" não constitui uma locução, uma vez que não forma uma unidade lexical. Trata-se da preposição com seguida do constituinte com valor exclamativo que, formando uma unidade que introduz uma oração subordinada.
No caso em análise, a expressão «com que» introduz uma oração subordinada com valor exclamativo. Segundo Pilar Barbosa, Pedro Santos e Rita Veloso, (Gramática do Português Fundação Calouste Gulbenkian, págs. 2576 e 2577), este tipo de oração pode ser selecionado por um verbo principal – neste caso, lembrar – sendo que toda a proposição constitui o foco da exclamação. Assim, a oração introduzida por «com que» completa o sentido do verbo, evocando não apenas o ato de folhear o caderno, mas também os sentimentos que acompanharam essa ação, ou seja, expressa a recordação da vivência afetiva associada ao gesto. Quer isto dizer que a preposição com também está associada ao verbo folhear, isto é, o sujeito da frase folheava o caderno com sentimentos de encanto.
Neste contexto, é possível propor a substituição de «com que» por outros elementos, como a expressão «com quantos», que também pode introduzir orações subordinadas exclamativas. Veja-se, por exemplo:
(1) «Lembro com quantos sentimentos de encanto folheava o caderno.»
A mesma estrutura verifica-se na frase: «Mas, com que sentimento inesperado fui surpreendido pela visão quando cheguei diante dela!» Também aqui, «com que sentimento inesperado» pode ser interpretado como uma oração subordinada exclamativa, que exprime a surpresa do sujeito face à natureza do sentimento que o acometeu.
Em suma, a expressão «com que» na frase analisada não se limita a uma simples inversão sintática, mas revela uma construção exclamativa que desempenha um papel essencial na estrutura e no sentido da oração.