1. Há, de facto, em Portugal, gramáticas escolares que aplicam o Dicionário Terminológico (DT) e distinguem valor de probabilidade e valor de possibilidade.
2. Esta distinção remonta a uma versão anterior do DT, a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). Quem tiver ainda acesso ao respetivo CD-Rom, publicado em 2004, poderá encontrar esses dois termos usados e exemplificados na entrada "modalidade epistémica", que a seguir se transcreve:
«Os valores epistémicos exprimem a atitude do locutor relativamente à verdade ou falsidade do conteúdo proposicional do seu enunciado. Essa atitude baseia-se no grau de conhecimento que está na origem do juízo emitido. De acordo com esse grau de conhecimento, propõe-se a classificação dos valores epistémicos em valores de certeza (ex. 1), valores de probabilidade (ex. 2) e valores de possibilidade (ex. 3).
Exemplos:
(1) O João chegou/não chegou ontem. (2) O João deve/não deve ter chegado ontem. (3) Pode ser que o João tenha/não tenha chegado ontem.»