A nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) foi suspensa, para «revisão científica», já que foram identificados «alguns termos inadequados». Mas a suspensão aplica-se apenas no ensino básico.
No secundário, os novos termos continuarão a ser leccionados e testados em exame, o que está a causar preocupações. Ontem a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, fez questão de garantir que nenhum aluno será prejudicado.
A ministra entende que os processos são distintos. No secundário «não houve uma terminologia aprovada, e depois programas elaborados em função dessa terminologia», como aconteceu no básico. Os programas estavam feitos antes da TLEBS, diz. Aqui a polémica nunca teve o mesmo tom que no básico, acrescenta.
O primeiro subscritor de uma petição que reuniu mais de oito mil assinaturas contra a aplicação da TLEBS nas escolas, José Nunes, questiona, em declarações à Lusa, a decisão: «Se se chegou à conclusão de que a TLEBS tem erros e precisa de ser revista, qual é a lógica de mantê-la no secundário e incluir perguntas sobre esta terminologia no exame nacional?» Lurdes Rodrigues insiste: o Gabinete de Avaliação Educacional, responsável pelos exames, vai acompanhar todo o processo.
in "Público" de 20 de Abril de 2007