DÚVIDAS

Ela prefere-me a ti

A dúvida é esta - com o verbo preferir, no sentido de querer antes, qual o pronome pessoal, referente a primeira pessoa do singular, que deveria ser utilizado e de que forma, em frases como as que a seguir lhes apresento:

  1. Ela prefere "a mim" a ti.
  2. Ela prefere "mim" a ti.
  3. Ela prefere "eu" a ti.
  4. Ela "me" prefere a ti.
  5. Ela prefere-"me" a ti. 

Estas frases poderiam estar no seguinte contexto: estou conversando com alguém e quero informar a esta pessoa que, entre nós dois, é a mim que uma certa mulher quer mais.

Analisando essas possíveis frases, pensei o seguinte:

  1. A frase "1" não caberia, porque teríamos duas preposições "a", em desacordo com a regência do verbo preferir.

  2. A "2" apresenta o pronome "mim" sem estar antecedido por uma preposição, de forma que também não seria aceitável.

  3. A "3" teria o pronome "eu" na função de objeto direto, o que também não seria possível.

  4. A "4" parece-me, gramaticalmente, a melhor; apesar de me soar meio estranho e até de uma certa forma ambígüa: o "me" poderia ser um pronome de interesse (interesse meu no fato que informo) e, então, a pessoa preferida indicada pela frase já não seria eu, mas sim meu interlocutor.

  5. A "5", uma variante da "4", teria também o inconveniente de uma má colocação do pronome "me", tendo em vista que o pronome "ela", segundo me consta, obrigaria a próclise.

Assim sendo, acredito que somente a frase "4" seria correta, ainda que ambígüa. Por favor, corrijam-me se estiver errado. Talvez não seja possível, com estes pronomes pessoais, construir, da forma como pretendo (preferir alguém a outrem), uma frase que seja clara, e devesse, então, optar por outras alternativas.

Agradeço-lhes qualquer ajuda que leve um pouco de luz a esta confusão que estou fazendo.

Resposta

Das cinco frases apresentadas, estão correctas a «4» e a «5».

No caso presente, a construção é a seguinte:

Prefiro isto àquilo.

Prefiro descansar a trabalhar.

Prefiro o João ao António/a ele/a vocês/a ti.

Como, em frases do tipo das apresentadas, é esta a sintaxe do verbo preferir, só podemos concluir que as frases «4» e «5» estão correctas. No português de Portugal, a frase corrente é a «5».

Se o falante pretender enfatizar-se, poderá dizer assim, em determinadas situações:

A ti prefere-me ela.

Obs. – Não é correcto dizermos que podemos optar por outras alternativas, porque a alternativa é, neste caso, a opção e não duas coisas. Um exemplo: numa estrada há uma bifurcação. Temos de escolher: cortar à direita ou à esquerda. Isto é que é uma alternativa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa