No quadro do Dicionário Terminológico1, o constituinte em questão recebe o nome de complexo verbal, realidade que corresponde a uma «Sequência de um ou mais verbos em que apenas um deles é um verbo principal e os restantes verbos são verbos auxiliares.»
O constituinte em questão é composto por um verbo principal, o verbo ler, que é auxiliado pelo verbo ir (auxiliar temporal). A construção «ir + gerúndio» transmite um valor de situação em progressão, em desenvolvimento:
(1) «Ele vai lendo a obra.»
A associação a esta estrutura do verbo auxiliar poder traz um novo valor ao complexo verbal. O verbo poder é um auxiliar aspetual, que pode ter natureza deôntica e que, neste caso, expressa a permissão ou a autorização, como acontece em (2):
(2) «Podes ir embora.»
No caso da estrutura em análise, expressa-se, assim, a ideia de que alguém autoriza um interlocutor a dar início à leitura da obra, uma atividade que deverá ir desenvolvendo.
Em síntese, a estrutura apresentada é um complexo verbal composto por um verbo principal (lendo) acompanhado por um auxiliar temporal (ir) e por um auxiliar aspetual (podes).
Disponha sempre!
1. O Dicionário Terminológico apresenta os termos e conceitos a utilizar em contexto de ensino não universitário, em Portugal.