Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Abalizado vs. avalizado

Eu acho que se diz «opinião avalizada», com aval. Porém, vejo escrito e ouço dizer «opinião abalizada». Gostaria de saber qual é a forma correcta.

Obrigada!

Maria José Melo Professora de Inglês e Alemão Cascais, Portugal 1K

Diz-se «opinião avalizada», no sentido de «opinião garantida, afiançada».

Abalizado e avalizado são palavras diferentes, embora com grande afinidade semântica. Regionalmente, podem mesmo tornar-se homófonas, dado o contraste entre [b] e [v] se neutralizar no terço norte de Portugal.

Mas é preciso realçar que abalizado (particípio passado de abalizar, verbo derivado de baliza) significa «que demonstra muita competência; distinto, notável», enquanto avalizado (particípio passado de avalizar, verbo derivado de aval) quer dizer «afiançado, garantido, favorecido por aval» (cf. Dicionário Houaiss).

Afigura-se mais coerente associar a opinião o particípio pasado (usado adjetivalmente)  avalizada, na medida em que uma opinião poderá ter o aval ou a provação de alguém. Já falar de «uma opinião "abalizada"» corre o risco de se revelar uma impropriedade vocabular, porque abalizado se aplica a quem emite opiniões, e não às próprias opiniões. Sendo assim, é correto o seguinte exemplo: «Nem sempre é fácil encontrar pessoas abalizadas [="competentes"] que deem opiniões avalizadas [="que tenham aval, apoio, aprovação"]».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo