Diz-se «opinião avalizada», no sentido de «opinião garantida, afiançada».
Abalizado e avalizado são palavras diferentes, embora com grande afinidade semântica. Regionalmente, podem mesmo tornar-se homófonas, dado o contraste entre [b] e [v] se neutralizar no terço norte de Portugal.
Mas é preciso realçar que abalizado (particípio passado de abalizar, verbo derivado de baliza) significa «que demonstra muita competência; distinto, notável», enquanto avalizado (particípio passado de avalizar, verbo derivado de aval) quer dizer «afiançado, garantido, favorecido por aval» (cf. Dicionário Houaiss).
Afigura-se mais coerente associar a opinião o particípio pasado (usado adjetivalmente) avalizada, na medida em que uma opinião poderá ter o aval ou a provação de alguém. Já falar de «uma opinião "abalizada"» corre o risco de se revelar uma impropriedade vocabular, porque abalizado se aplica a quem emite opiniões, e não às próprias opiniões. Sendo assim, é correto o seguinte exemplo: «Nem sempre é fácil encontrar pessoas abalizadas [="competentes"] que deem opiniões avalizadas [="que tenham aval, apoio, aprovação"]».