Com efeito, é possível considerar que a locução assim como pode expressar um valor de nexo comparativo ou de adição.
As gramáticas ditas mais tradicionais incluem assim como entre as locuções introdutoras de oração comparativa. É o caso da Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, que apresenta o seguinte exemplo:
(1) «O jogo, assim como o fogo, consome em poucas horas o trabalho de muitos anos” [MM]»1
Não obstante, outras perspetivas, como a que está patente na Gramática do Português, coordenada por Eduardo Raposo, sustentam que construções desta natureza não correspondem a construções comparativas típicas, que envolvem uma comparação de grau. Defendem, assim, que «Um […] tipo de construção classificada como “comparativa” por gramáticas tradicionais, mas que se distingue das construções comparativas de grau, é ilustrada pelas frases de (67), que são estruturas de coordenação, equivalentes a (68):
(67) a. Tanto o Paulo como a Ana mostraram interesse pela proposta.
b. A Sara tanto domina o francês como o inglês.
(68) a. O Paulo mostrou interesse pela proposta e a Ana também.
b. A Sara domina o francês e domina o inglês.» (p. 2159)
Pelo que ficou exposto, parece claro que a locução assim como poderá ser usada nas mesmas situações apresentadas nos exemplos anteriores, assegurando uma conexão copulativa equivalente à que introduz a conjunção e:
(2) «O Paulo mostrou interesse pela proposta assim como a Ana.» / «O Paulo mostrou interesse pela proposta e a Ana também.»
(3) «A Sara domina o francês assim como o inglês.» / «A Sara domina o francês e o inglês.»
Não obstante, noutras frases, o valor comparativo traduzido pela locução assim como poderá ser mais evidente:
(4) «O João tem sucesso com os seus romances assim como a Rita com a sua poesia.»
Nesta frase, embora o valor de adição esteja presente, não deixa de se estabelecer um paralelo semântico entre o sucesso do João e o da Rita.
Deste modo, poderemos concluir que a locução assim como poderá expressar tanto um nexo de adição como de comparação, podendo mesmo acumular os dois valores. Será a interpretação da frase em contexto que permitirá determinar o valor mais saliente.
Disponha sempre!
1. E. Bechara, Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, pp. 274-275.